
As experiências vividas em momentos de lazer possuem um grande poder de aproximação entre o cliente e a marca, e com isso, juntos, desenvolver estratégias diferenciadas, que ajudam a valorizar ainda mais as marcas. São por meio de momentos únicos que são desenvolvidos grandes projetos.
É possível também unir o relacionamento profissional ao familiar. Isso influência muito nas transmissões de sensações ou estados de espírito, que são fatores determinantes para qualquer ação que busque impacto e diferenciação.
O Experience Marketing torna as marcas mais competitivas utilizando estratégias experienciais como: Perceber, Sentir, Pensar, Agir e Relacionar.
- A experiência da percepção e sensação confia ao produto certa atratividade peculiar considerada a única que mexe com os critérios do indivíduo;
- A experiência do pensamento conduz o cliente a um interessante desafio intelectual, sobretudo para a resolução de problemas específicos;
- A experiência da ação está ligada a comportamentos e estilo de vida;
- A experiência do relacionamento conduz o cliente a usufruir dos benefícios de um produto do qual possa se sentir orgulhoso.
Mais de 80% das decisões do consumidor têm enorme fundamento emocional, que muitas vezes vem do subconsciente. Assim, experiências que relacionam o consumidor com a marca, além de um contato com o produto, acabam por se tornarem mais eficazes, em termos de captação e fidelização de clientes. As organizações podem explorar os sentidos de seus clientes com a criação de ambientes, utilizar aromas, personalização, equipes preparadas para surpreender. Tudo isso buscando a emoção, o sentimento e, certamente, os resultados dos seus investimentos. Por meio dessa ferramenta do marketing, as experiências são claramente um novo meio de oferta de valor. Uma das grandes diferenças é que, enquanto as outras ofertas econômicas tais como as matérias-primas os produtos e serviços são exteriores ao consumidor, as experiências são personalizadas feitas sob medida.
O Experience Marketing é o core business da empresa O Melhor Da Vida, pioneira desta prática no Brasil e que valoriza as experiências vividas e compartilhadas em momentos de lazer: “Colocamos em prática uma nova plataforma de comunicação, procuramos então confrontar o cliente com alguma experiência emocional que tenha a ver com as características diretas da marca, com o objetivo de enriquecer a vida do consumidor”, segundo Jorge Nahas, Economista e Diretor da empresa.