O Melhor Da Vida

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quarta-feira, 29 de julho de 2009

Definições e Conceito Experience Marketing





O Experience Marketing é conceito relativamente novo no Brasil, tendo sido já bastante utilizado em países como a Inglaterra, os EUA, França, Bélgica, Portugal, Alemanha, Japão, Austrália, dentre outros. Baseia-se na idéia de que uma experiência marca mais do que qualquer outro tipo de presente. Mais do que dinheiro, ou produtos, a premiação com experiências você vai sentir novas sensações, tocar os céus em um maravilhoso vôo de balão ou mergulhar nos fabulosos oceanos em um batismos de mergulho,explorar a natureza, desafiar a velocidade, ou simplesmente passar um lindo dia em um dos spas mais luxuosos do pais, esta é missão do experience marketing quebrar a rotina e proporcionar surpresas, aventuras e novas sensações.
As empresas estão percebendo a necessidade de conquistar os clientes! Existem poucos clientes para tantas ofertas, que muitas vezes não são diferenciáveis. Para isso, é preciso “algo mais”, algo que agregue um valor perceptível ao cliente. Esse “algo mais” é o MARKETING DE EXPERIÊNCIAS, que permite ao cliente viver a sensação de que o produto pode provocar. Sentir, ver, tocar e ouvir são sensações que ficam com muito mais força do que a simples apresentação tradicional dos benefícios e características do produto. O Experience Marketing supõe então que o cliente não seja só racional, mas emocional também. Esta estratégia de marketing vem assumindo um papel relevante no mercado europeu e americano devido aos resultados de estudos do comportamento do consumidor, que concluem que este reage por critério de ordem emocional e não racional que era comum aceitar-se.
As experiências vividas em momentos de lazer possuem um grande poder de aproximação entre o cliente e a marca, e com isso, juntos, desenvolver estratégias diferenciadas, que ajudam a valorizar ainda mais as marcas. São por meio de momentos únicos que são desenvolvidos grandes projetos.
É possível também unir o relacionamento profissional ao familiar. Isso influência muito nas transmissões de sensações ou estados de espírito, que são fatores determinantes para qualquer ação que busque impacto e diferenciação.
O Experience Marketing torna as marcas mais competitivas utilizando estratégias experienciais como: Perceber, Sentir, Pensar, Agir e Relacionar.

- A experiência da percepção e sensação confia ao produto certa atratividade peculiar considerada a única que mexe com os critérios do indivíduo;
- A experiência do pensamento conduz o cliente a um interessante desafio intelectual, sobretudo para a resolução de problemas específicos;
- A experiência da ação está ligada a comportamentos e estilo de vida;
- A experiência do relacionamento conduz o cliente a usufruir dos benefícios de um produto do qual possa se sentir orgulhoso.

Mais de 80% das decisões do consumidor têm enorme fundamento emocional, que muitas vezes vem do subconsciente. Assim, experiências que relacionam o consumidor com a marca, além de um contato com o produto, acabam por se tornarem mais eficazes, em termos de captação e fidelização de clientes. As organizações podem explorar os sentidos de seus clientes com a criação de ambientes, utilizar aromas, personalização, equipes preparadas para surpreender. Tudo isso buscando a emoção, o sentimento e, certamente, os resultados dos seus investimentos. Por meio dessa ferramenta do marketing, as experiências são claramente um novo meio de oferta de valor. Uma das grandes diferenças é que, enquanto as outras ofertas econômicas tais como as matérias-primas os produtos e serviços são exteriores ao consumidor, as experiências são personalizadas feitas sob medida.
O Experience Marketing é o core business da empresa O Melhor Da Vida, pioneira desta prática no Brasil e que valoriza as experiências vividas e compartilhadas em momentos de lazer: “Colocamos em prática uma nova plataforma de comunicação, procuramos então confrontar o cliente com alguma experiência emocional que tenha a ver com as características diretas da marca, com o objetivo de enriquecer a vida do consumidor”, segundo Jorge Nahas, Economista e Diretor da empresa.