Novos métodos, que procuram conhecer melhor o consumidor, são por alguns questionados por se situarem no limiar da ética e da privacidade. Novas técnicas surgem como o Brand Experience, Tryvertising, Neuromarketing e estão vinculadas diretamente com o Experience Marketing.
Brand Experience
A interação entre a marca e o consumidor provoca experiências com impacto que impulsionam o crescimento econômico e conduz a empresa (marca) ao sucesso. Impõe – se a gestão integrada da relação em todos os momentos e pontos de contato, importando potenciar a interligação entre as diversas formas de comunicação, os eventos, os patrocínios e o tradicional “product sampling”.
Além disso, através do Brand Experiencie temos resultados como:
- associação da marca a vivência de momentos únicos e por isso as marcas ganham valor;
- as marcas reforçam a sua diferenciação;
- as marcas ficam mais próximas uma vez que as “experiências” são vividas para além dos tradicionais pontos de encontro.
Tryvertising
Os dias da publicidade massificada estão contados. O consumidor está cada vez menos sensível a publicidade tradicional, ações de Direct Mail e Banners. Estamos na era do Consumidor Experiencial, e por meio dessa nova fase relacionada ao marketing, as organizações têm de encontrar formas mais estimulantes de interagir com os seus clientes. O Tryvertising não é mais que isto: novas formas do consumidor se tornar familiar com as novidades do mercado através da sua experimentação, integrando ao seu dia-a-dia novos produtos/serviços de forma diferenciada e estimulante. De fato, há um objetivo imerso nesta técnica, proporcionar ao consumidor perante aos serviços oferecidos pela empresa uma recordação da marca, não pela mensagem veiculada, mas pela experiência vivida.
O Tryvertising pode contrariar o fato de o consumidor estar cada vez menos sensível a publicidade tradicional e engloba as novas formas do consumidor conhecer as novidades do mercado através da experimentação.
Neuromarketing
É uma nova área de investigação e por isso ainda é bastante controversa. O neuromarketing ajuda as marcas a melhorar suas mensagens e os seus produtos para serem mais eficazes junto dos consumidores. Todas as nossas decisões de consumo derivam de processos complexos do nosso subconsciente. E por isso o neuromarketing utiliza as tecnologias da neuromedicina (como a imagem de ressonância magnética, por exemplo, para ler a mente dos consumidores e a partir daí poder persuadi-los e influenciar as suas decisões). Além disso, o neuromarketing também recorre à psicologia, neste caso, não aplicada aos doentes, mas sim aos consumidores, para conhecer as suas reações e atitudes depois de expostos a uma marca ou produto.
Exemplos de Experience Marketing
Baseado no conceito de Experience Marketing segue alguns exemplos de ações de marketing empresarias que defende que o emocional do cliente é o que realmente importa na hora da compra. Este marketing trabalha pela experiência do cliente, busca ações memoráveis, de impacto, agradáveis e que proporcionem vínculo entre as marcas e os consumidores. O objetivo é criar experiências memoráveis como diferencial competitivo.
Clique e assista ao video sobre Experience Marketing e Brand Experience
Brand Experience
A interação entre a marca e o consumidor provoca experiências com impacto que impulsionam o crescimento econômico e conduz a empresa (marca) ao sucesso. Impõe – se a gestão integrada da relação em todos os momentos e pontos de contato, importando potenciar a interligação entre as diversas formas de comunicação, os eventos, os patrocínios e o tradicional “product sampling”.
Além disso, através do Brand Experiencie temos resultados como:
- associação da marca a vivência de momentos únicos e por isso as marcas ganham valor;
- as marcas reforçam a sua diferenciação;
- as marcas ficam mais próximas uma vez que as “experiências” são vividas para além dos tradicionais pontos de encontro.
Tryvertising
Os dias da publicidade massificada estão contados. O consumidor está cada vez menos sensível a publicidade tradicional, ações de Direct Mail e Banners. Estamos na era do Consumidor Experiencial, e por meio dessa nova fase relacionada ao marketing, as organizações têm de encontrar formas mais estimulantes de interagir com os seus clientes. O Tryvertising não é mais que isto: novas formas do consumidor se tornar familiar com as novidades do mercado através da sua experimentação, integrando ao seu dia-a-dia novos produtos/serviços de forma diferenciada e estimulante. De fato, há um objetivo imerso nesta técnica, proporcionar ao consumidor perante aos serviços oferecidos pela empresa uma recordação da marca, não pela mensagem veiculada, mas pela experiência vivida.
O Tryvertising pode contrariar o fato de o consumidor estar cada vez menos sensível a publicidade tradicional e engloba as novas formas do consumidor conhecer as novidades do mercado através da experimentação.
Neuromarketing
É uma nova área de investigação e por isso ainda é bastante controversa. O neuromarketing ajuda as marcas a melhorar suas mensagens e os seus produtos para serem mais eficazes junto dos consumidores. Todas as nossas decisões de consumo derivam de processos complexos do nosso subconsciente. E por isso o neuromarketing utiliza as tecnologias da neuromedicina (como a imagem de ressonância magnética, por exemplo, para ler a mente dos consumidores e a partir daí poder persuadi-los e influenciar as suas decisões). Além disso, o neuromarketing também recorre à psicologia, neste caso, não aplicada aos doentes, mas sim aos consumidores, para conhecer as suas reações e atitudes depois de expostos a uma marca ou produto.
Exemplos de Experience Marketing
Baseado no conceito de Experience Marketing segue alguns exemplos de ações de marketing empresarias que defende que o emocional do cliente é o que realmente importa na hora da compra. Este marketing trabalha pela experiência do cliente, busca ações memoráveis, de impacto, agradáveis e que proporcionem vínculo entre as marcas e os consumidores. O objetivo é criar experiências memoráveis como diferencial competitivo.
Clique e assista ao video sobre Experience Marketing e Brand Experience
Um café custa em geral menos de US$ 1,00. No Starbucks custa mais de US$ 4,00. Por quê? É simples, no Starbucks o café é servido em um local agradável com sofás confortáveis onde pode-se encontrar amigos e conversar tranquilamente e com muito conforto. É desta forma que Erick Hauser- especialista em Marketing de Experiências – explica porque a experiência é importante no marketing.
A Harley-Davidson é a experiência da marca, do logotipo. Quantos consumidores tatuam na própria pele uma marca de um produto?
Como a Godiva (rede de lojas de chocolate de muito requinte e luxo, com muitas franquias no mundo todo) explora toda uma sensação em suas lojas? Desde o nome “chocolatier” (Francês, requinte), chocolates embalados individualmente, tudo decorado com cores douradas, formatos arredondados que proporciona uma sensação de sensualidade, feminilidade.
Desta forma, perante aos exemplos de Marketing de Experiência citados no artigo, nota-se a importância de estudar a maneira de posicionar (vender) o produto de uma empresa e o impacto que esta ação causa para os receptores (experiências memoráveis).