Esse conceito, chamado de presente-experiência e que surgiu na Europa, tem feito sucesso entre os brasileiros. Com ele, é possível contemplar amigos e clientes com atividades originais e surpreendentes.
A empresa O Melhor da Vida, que vende os produtos por meio de site desde 2005, fechou 2010 com faturamento de R$ 5,6 milhões - alta de 83% em relação a 2009. Para este ano, a companhia deseja alcançar os R$ 12 milhões. Desde o início do seu funcionamento, já foram vendidas 600 mil experiências.
No começo, o consumidor podia escolher entre 150 atividades diferentes. Hoje, são 2.800 experiências disponíveis. Jorge Nahas, diretor da empresa, explica que, além da internet, as vendas também acontecem em eventos corporativos e seminários.
"Vários empresários presenteiam seus colaboradores com essas experiências", enfatiza o executivo.
Os valores dos presentes-experiência variam de R$ 49 (valor cobrado para os cupons que correspondem a atividades como o kart, pesca, rafting ou jantar romântico) até R$ 498 mil (Orbital Expirience - viagem ao espaço, que inclui equipamentos espaciais e treinamento de quatro dias na Rússia).
Outra empresa do segmento, A Vida é Bela, começou as atividades no fim de 2009 e conta com 16 temas diferentes disponíveis. Cada um deles ferece opções variadas pelo mesmo valor. De acordo com a diretora da companhia, Cristina Reis, as mais compradas são diárias em spa e pacotes em hotéis.
Além do site, a empresa vende seus produtos por meio de livrarias. "Cerca de 25% das comercializações em 2010 foram entre as empresas", diz.
No ano passado a companhia contabilizou faturamento de R$ 2 milhões. Neste ano a previsão é que esse valor suba entre R$ 7 milhões e R$ 8 milhões. "É um mercado muito promissor. Atrai as pessoas que gostam de sair da mesmice de uma forma muito fácil e dinâmica", enfatiza Cristina.
PÚBLICO - Devido à variedade de preços, não há um público alvo. A ideia desse novo conceito é servir clientes de todas as classes sociais. "Cerca de 70% do nosso faturamento é proveniente das compras feitas pelas classes A e B. No entanto, estamos criando gama de produtos que abasteça também a nova classe média, a C - emergente nesse atual cenário econômico", conta Nahas.
O bancário de Santo André Rodrigo Silva, 34 anos, já comprou cinco presentes. O interesse surgiu depois que ganhou uma experiência da empresa onde trabalhava. "Não conhecia o produto. Ganhei o cupom de um valor determinado e dentre as opções escolhi um jantar romântico e fui acompanhado da minha mulher", explica.
Depois disso, ele já comprou mais presentes - um para o sobrinho andar de kart; outro para ele ter um dia de aula de golfe e rafting, além de presentear a mulher, Fabiana, com um dia no spa e um passeio romântico em um balão.
Serviço: Interessados podem conferir os presentes nos sites www.omelhordavida.com.br e www.avidaebela.com.br.
Escolha é feita por categoria e há cerca de 150 opções
Engana-se quem pensa que o presente-experiência não seja personalizado. Mesmo a pessoa tendo a opção de escolher qual atividade quer realizar, quem compra o serviço precisa direcionar o produto para o tema que mais combina com a personalidade da pessoa presenteada.
No site O Melhor da Vida o presenteado receberá a experiência em uma embalagem de alto valor perceptível com um cupom de valor definido, e terá mais de 150 opções de experiências, que podem ser adquiridas. As alternativas estão divididas em categorias temáticas, que são: alegria, emoções, diversão, sensações, encantamento, sonhos e o melhor da vida.
"Caso o cliente vá presentear uma pessoa aventureira, por exemplo, basta comprar um vale da seção diversão, e a pessoa escolhe qual o tipo de atividade quer fazer. Ao mesmo tempo que é possível personalizar, quem ganha o presente pode escolher o que mais gosta. É algo bem democrático", orienta Jorge Nahas, diretor da empresa.
PROCEDIMENTO - Para realizar a compra é simples: basta adquirir o serviço pelo computador, agendar a atividade e levar o cupom no dia do evento. Os presentes-experiência são válidos por seis meses.
"As facilidades só fazem com que as pessoas se sintam mais atraídas a adquirir esse serviço tão inusitado e diferenciado", conta Nahas.
Outro atrativo para quem gosta de inovar é a forma de pagamento, que pode ser parcelado em seis vezes no cartão, na maior parte das compras
Link: http://www.dgabc.com.br/News/5863670/mercado-remodela-conceito-de-presente.aspx