Aprender é ativar o cérebro. E isso acontece por via sensorial – vendo, ouvindo, sentindo e fazendo. Quanto mais se estimula o cérebro, mais se aprende. Então, um das dicas para aprender está no fazer, em estimular as sensações humanas, neste ponto inicia-se o conceito de marketing de experiência.
"O ser humano se lembra, 20% do que escuta, 50% do que vê e 80% do que faz" Soren Kierfegard,Filósofo (1813- 1855).
Com mais de 25 anos de existência na Inglaterra, Europa e EUA, uma indústria criativa que movimenta aproximadamente de 9 bilhões de dólares ano no mundo,tem crescimento de 11% ao ano nas principais economias.Tudo que passa por sua volta ganha força, um exemplo é o Marketing de Serviços, ganhou vida nova com o apoio do Marketing de Experiência,grandes restaurantes,são conhecidos tanto pela experiência positiva que proporcionam, quanto pelos alimentos que servem.
A origem do Marketing de Experiência no Brasil foi em 2005 pelas empresas O Melhor Da Vida.com e Freey way,com principal foco o mercado corporativo oferecendo soluções inteligentes e criativas em incentivo,fidelização,relacionamento e presente, proporcionando surpresas, aventuras e sensações ingredientes especiais para inspirar as pessoas e criar negócios brilhantes.
Atualmente a cultura de experiência evoluiu no Brasil, existem 8 empresas neste mercado, algumas deles multinacionais Européias.
Segundo Jorge Nahas Diretor de Experiências da empresa O Melhor Da Vida, no ano de 2008 a empresa cresceu economicamente cerca de 19% e em 2009 alcançou no primeiro semestre com 5% de expansão movimento contrário a crise mundial.
Em momentos de turbulência investe – se mais em ferramentas inovadoras e eficientes em incentivo, fidelização e relacionamento salienta Nahas.
Conheçam alguns players da indústria de Experiência Global:
Fonte : http://www.pnl.med.br ;
http://www.ixma.org/;
http://experientialforum.com/