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segunda-feira, 28 de junho de 2010

Clube brasileiro de PMEs utiliza marketing de experiência em eventos para associados com O Melhor da Vida



O Small Giants Brasil, uma confraria de empresários e executivos em posições de liderança, responsáveis por decisões estratégicas de PMEs (Pequenas e Médias Empresas) brasileiras, contratou a agência de marketing de experiência O Melhor da Vida para desenvolver um projeto de eventos mensais com experiências relacionadas aos temas de interesse de seus associados.O objetivo é tratar de conceitos fundamentais para o mercado SMB por meio de experiências vivenciais. O projeto tem como foco discutir uma série de fatores críticos ao desenvolvimento das PMEs, como inovação, competitividade, posicionamento de mercado, decisões de investimento, meios de capitalização, modelos de gestão e outros determinantes do desempenho.

O primeiro evento teve como tema o RH Estratégico. O encontro contou com uma degustação de vinhos - Wine Experience - personalizada, que explorou os conceitos do RH Estratégico de forma inovadora, fazendo analogias entre o cultivo do vinho e os subsistemas de RH: Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento e Retenção de Talentos. Durante a etapa Recrutamento e Seleção, os executivos degustavam três tipos de espumantes de diferentes procedências – Brasil, Chile e Argentina. Assim, os associados puderam perceber as diferenças de qualidade dos três espumantes, entendendo que o “recrutamento e seleção” de diferentes tipos de uva e produtores tem impacto direto na qualidade dos produtos e no desempenho do negócio. Já na fase de Treinamento e Desenvolvimento, os executivos apreciaram dois vinhos espanhóis, um deles envelhecido em tonel e o outro não. Um especialista sensorial abordou o processo de desenvolvimento de aromas e de sabores de um vinho e a importância que o envelhecimento em tonéis de madeira tem para melhorar a qualidade da bebida. O foco foi mostrar as diferenças que um vinho, e também que um profissional, adquire quando passado pelo correto processo de “desenvolvimento” e a importância que este item tem no resultado final.

Na etapa Retenção de Talentos, os participantes degustaram dois diferentes vinhos de sobremesa, que naturalmente possuem uma alta concentração de açúcares por ficarem mais tempo retidos nas videiras. Nesse caso, a intenção foi mostrar que o processo de retenção exige cuidados especiais e paciência para “colher” o melhor resultado. O encontro incluiu também um workshop sobre meditação e respiração em busca do autoequilíbrio emocional. No final, os participantes foram surpreendidos com duas garrafas de águas gourmet – San Pelegrino e Pana – com taças específicas para a degustação de cada uma. Aqui o objetivo foi continuar surpreendendo o participante e mostrar que existem taças específicas para degustar cada uma dessas águas, ainda fazendo uma analogia com a importância de ser ter processos específicos para cada etapa do RH Estratégico.

Segundo Fábio Fiorini, Diretor do Small Giants Brasil, o marketing de experiência, quando relacionado com o tema trabalhado em um evento, cujo foco está na carreira, reforça o conteúdo e envolve os participantes, além de proporcionar momentos agradáveis e propícios para integração, relacionamento e negócios.Para Jorge Nahas, CEO do O Melhor da Vida, ações de marketing experience são importantes para os executivos, pois inspiram e conscientizam sobre assuntos sérios de forma divertida, emocionante e dinâmica, além de promoverem a melhor integração das empresas e seus públicos. “O Wine Experience pode ser aplicado para fidelização, prospecção, desenvolvimento cultural e motivação, em forma de convenções, congressos, seminários, lançamentos de produtos, entre outros. A ideia é sempre fazer uma analogia entre a degustação de vinhos e um tema de interesse aos empresários, para melhorar a gestão de seus negócios”, completa.


Revista Making Of

17 de Junho de 2010

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